sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Love BH: exposição Brassaï

Já está rolando há algum tempo, mas o LoveK9 ainda não havia comentado sobre a exposição fotográfica do jornalista, desenhista, escultor, escritor e fotógrafo: Brassaï (pseudônimo do húngaro naturalizado francês Gyula Halász).

Um dos fotógrafos mais célebres de seu tempo, Brassaï registrou Paris de forma irreverente. A noite parisiense exerceu um enorme fascínio sobre ele, que não cansou de fotografar suas ruas, parques, jardins, bistrôs, seus amantes e seus amores.

Brassaï/Divulgação

Nascido como Julius Halasz em 1899, em Brasso, na Transilvânia, Brassaï, pseudônimo que utilizava como estandarte, sonhava com a França, por seu idioma e pela cultura que seu pai, professor de francês na universidade, relatava. 

Conheceu Paris aos  4 anos e prometeu voltar para lá para estudar, sonho interrompido pela chegada da primeira Guerra Mundial. 

Após servir no exército austro-húngaro, ele, como todos os cidadãos de países inimigos, foram proibidos de morar na França, o que o fez ir para Budapeste em 1921, onde passou a frequentar a Academia de Belas Artes e estudar desenho, pintura e escultura. 

As primeiras imagens feitas por Brassaï, já na França, foram realizadas em 1929, após trabalhar anos fazendo charges e crônicas para jornais franceses e alemães. É neste período que o artista percebe que através da fotografia ele consegue expressar emoções estéticas que ele não atingiria através da figura. 

Brassaï então passa a desenvolver um gosto pelo estranho, pelo diferente e pela vida noturna. Em 1932 lança um livro com suas 64 fotografias que logo o torna uma verdadeira revelação, colocando-o em contato com revistas de arte e publicações de renome internacional. Passa a publicar regularmente no Minotaurem, onde a série sobre as madréporas e as esculturas involuntárias lhe valem a admiração de Salvador Dalí e André Breton.

Brassaï/Divulgação

Em Belo Horizonte a exposição "Brassaï, Paris La Nuit” fica até dia 1º de abril, na Galeria de Artes Visuais do Oi Futuro BH. Vale a pena conferir o olhar sem censura e sem limites desse artista. 

Oi Futuro BH: Avenida Afonso Pena, 4.001 - Mangabeiras, tel. 31 3229-3131.

0 comentários: