quinta-feira, 27 de maio de 2010

Um pouco de história: Mademoiselle Chanel

Ontem falamos um pouquinho sobre a influência de Coco Chanel na moda contemporânea. Este assunto gerou uma certa curiosidade sobre a história desta mulher que, até os dias de hoje, é considerada uma das figuras mais importantes deste sistema. Suas idéias revolucionárias resultaram em ícones de moda que são frequentemente relembrados e repaginados. Isso faz com que a nossa moda seja muito mais elegante (porque Chanel era o máximo da elegância) e, ao mesmo tempo, recheada de aspectos históricos e curiosos.

Com vocês, Mademoiselle Coco Chanel:


Crédito: glamour.com


Gabrielle Bonheur Chanel ou Mademoiselle Chanel causou uma verdadeira revolução na moda, e até os dias de hoje sua maison é sucesso em todo o mundo. “O estilo do século 20, no que teve de mais funcional, feminino sem os exageros que o conceito costuma trazer e no que teve de absolutamente, irremediavelmente elegante, levou sua assinatura” .


Chanel nasceu na cidade de Saumur, no interior da França. Aos seis anos, se tornou órfã de mãe e foi repudiada pelo seu pai em um pensionato. Aos 27 anos, mudou-se para Deuaville. Nesta cidade, Coco, como também era chamada pelos seus amigos, começou a trabalhar em uma loja de chapéus, tendo assim o seu primeiro contato com o universo da moda. Depois de quatro anos, ela tornou-se dona de duas lojas de acessórios de moda e começou, aos poucos, a produzir algumas roupas. Baudot observa que Chanel produzia um gênero totalmente novo, que refletia a sua vida. O autor afirma que “suas criações nascem em função de suas necessidades” (BAUDOT, 2002: 77).


Crédito: guardian.co.uk

Em 1921, Mademoiselle abre sua maison e juntamente com a abertura ela lança o seu primeiro perfume, denominado de Nº 5. Rapidamente, ele se torna sucesso entre as pessoas ligadas à moda e seguidores do estilo Chanel. Em 1940, acontece um marco em sua carreira, a Alemanha invade Paris e Coco se vê obrigada a fechar as portas de sua loja. Mas, em 1954, após o término da guerra, ela reabre sua maison e inova mais uma vez. Devido ao fato de muitas matérias-primas estarem em falta, Chanel passou a utilizar da malha de jérsei para produzir suas roupas. Até esta época esta malha era utilizada somente na fabricação de roupas íntimas masculinas. “Em 1954, a estilista reabrirá seus salões, iniciando, outra vertente de uma trajetória que jamais deixou de fascinar” (BAUDOT, 2002: 78).

Mais sobre Chanel: www1.folha.uol.com.br/folha/turismo/europa/franca-paris-bio-chanel.shtml

Bibliografia:

BAUDOT, François. Moda do Século. Editora Cosac & Naify Edições, São Paulo, 2002.

ARAUJO, Fabíola Paiva. Jornalismo de Moda na Internet: análise da cobertura de moda na Internet brasileira. Belo Horizonte, 2006.

INFORME Fashion Brasil. Arquivos de Moda. Disponível em: http://informefashionbrasil.terra.com.br. Consultado em: 31/08/2006.




2 comentários:

Jr_Mendes disse...

Adorei!
Já esta entre os favoritos!
Mil bjos

FRIGGA UNIFORMES PERSONALIZADOS disse...

Mulher maravilhosa e personalidade super contemporânea e presente na moda atual. Adoramos, sejam bem vindos.