segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Dica de Leitura: O Império do Efêmero

“A moda consumada vive de paradoxos: sua inconsciência favorece a consciência; suas loucuras, o espírito de tolerância; seu mimetismo, o individualismo; sua frivolidade, o respeito pelos direitos do homem. No filme acelerado da história moderna, começa-se a verificar que, dentre todos os roteiros, o da Moda é o menos pior”.
(Gilles Lipovetsky)
 
Sabemos que a moda é muito mais do que roupa. Ela alimenta paixões, impulsiona a economia mundial e está diretamente ligada ao cotidiano de toda a sociedade contemporânea. Além disso, ela é composta por diversos aspectos sociológicos, psicológicos, econômicos e culturais. A moda também contribui de forma relevante na criação de identidades coletivas e individuais, e reflete valores estéticos e culturais da sociedade em que se insere. A palavra Moda originou do latim modus, que significa modo, maneira. E a moda reflete exatamente isto: a maneira como a pessoa vive e se relaciona com o mundo a sua volta.

Esta relação faz com que a moda esteja em constante transformação. Sendo assim, o profissional que decide trabalhar nesta área precisar estar antenado a todas estas mudanças. Além disso, é de extrema importância que ele pesquise sobre a história da moda e busque fontes teóricas que debatam sua importância na sociedade. Para o LoveK9, “O Império do Efêmero” é um desses livros de leitura obrigatória. Escrito pelo filósofo francês Gilles Lipovetsky, o livro traz uma abordagem rica sobre o tema e instiga um olhar reflexivo sobre a moda. Uma leitura que nos ajuda a perceber os caminhos desta grande indústria. Caminhos que possuem algo em comum: o anseio por novidades!

Saiba mais sobre o livro aqui.

Saiba mais sobre Lipovetsky e suas teorias aqui.

Boa leitura! ;)

1 comentários:

Eu tenho layout, bem! disse...

Já li esse livro diversas vezes e recomendo. É essencial para quem gosta de moda :)

Beijocas,
Nina.

imagem Busca

imagem Busca

imagem postagem

imagem postagem

imagem k9 loves

imagem k9 loves


INSTAGRAM Lovek9